Vista aérea dos principais prédios que foram tombados em Nova Friburgo pelo IPHAN - Instituto do Patrimônio Artístico Nacional , por fazerem parte da história, cultura e da vida do cidadão friburguense. Entre eles citamos a Catedral de São João Batista inaugurada em 1869; o prédio “Casa Grande” na Praça Getúlio Vargas que foi construído para servir de residência à Família Clemente Pinto cujo patriarca era o “Barão de Nova Friburgo”; o prédio do IENF-Instituto de Educação de Nova Friburgo que foi inaugurado em abril de 1933; as instalações do Colégio Nossa Senhora das Dores; o tradicional Clube de Xadrez na Avenida Galdino do Valle Filho e a Praça Presidente Getúlio Vargas que foi projetada pelo renomado paisagista francês Auguste Marie François Glaziou em 1881, as expensas do Barão de Nova Friburgo para ornar sua “Residência de Verão”, que é atualmente muito bem ocupada pelo Centro de Arte e a Escola Municipal de Cultura da cidade.
Na foto acima , observamos à esquerda, o prédio do tradicional IENF – Instituto de Educação de Nova Friburgo, que foi inaugurado em 22 de abril 1933, à direta, a Catedral de São João Batista (observe que o prédio tem uma leve inclinação para a direita) na Praça Dr. Dermeval Barbosa Moreira, e em último plano as “Duas Pedras”. Foto: Osmar de Castro
Foto aérea da Igreja Matriz de São João Batista inaugurada em 1869 na Praça Dermeval Barbosa Moreira em Nova Friburgo. À direita e em azul, o prédio que foi construído para ser sede do “Grêmio Português” em nossa cidade na esquina da Praça Dermeval B. Moreira com a Rua Monsenhor José Antônio Teixeira.
Vista aérea do centro financeiro de Nova Friburgo. Em destaque, o prédio do IENF – Instituto de Educação de Nova Friburgo, o início da Avenida Alberto Braune, e ao fundo as “Duas Catarinas”, o majestoso “Pico do Caledônia” com seus 2.225 metros acima do nível do mar e a “Pedra do Elefante” ou “Pedra do Imperador”.
Prédio “Casa Grande” construído pelo Barão de Nova Friburgo para servir de Residência à “Família Clemente Pinto” na atual Praça Presidente Getúlio Vargas.
Nota: Antônio Clemente Pinto recebeu o título de Barão em março de 1854 , por Decreto do Imperador Dom Pedro II. Foi dele a iniciativa de construir a Estrada de Ferro Cantagallo, depois Estrada de Ferro Leopoldina Railway Company, com o objetivo de escoar a sua grande produção cafeeira, como de todo a região do entorno, para o porto do Rio de Janeiro, colocando Nova Friburgo no destaque nacional do cultivo de café.
Fotos: Osmar de Castro - Nova Friburgo Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário