Me coloque nos seus(FAVORITOS)

sábado, 29 de janeiro de 2011

Destruição e Mortes no Corrego Dantas

corrego_dantas_enchente_destruição
Esta casa foi a única de dezenas de outras residências que ficou  em pé depois de uma total devastação ocorrida no bairro Córrego Dantas.  Milhares de toneladas de lama, destroços, entulhos e rochas destruíram tudo no seu caminho. O bairro hoje tem menos de  20%  das casas e indústrias que tinha antes da tragédia.
corrego_dantas_enchente8net
Acima no bairro Córrego Dantas, em Nova Friburgo na RJ 116, a destruição foi vista por todo lado. O carro à direita, parece ter sido  retorcido como se fosse de plástico. Um cenário de total destruição nunca visto antes em nossa cidade. 
corrego_dantas_enchente3
Estas casas no Córrego Dantas,  foram umas das poucas que ficaram de pé depois de serem invadidas  por mais de dois metros de lama e entulhos levados pelas fortes chuvas e deslizamentos ocorridos por toda Nova Friburgo.
destruição_centronet_yamaha
Nesta cena dantesca na Rua Luiz Spinelli, parece ter ocorrido um terremoto. Prédios casas , carros, árvores,  ruas e pessoas, simplesmente desapareceram da vida e da história do cidadão friburguense. Estamos de luto por tantas perdas inestimáveis.
corrego_dantas_enchentenet
Neste trecho em Córrego  Dantas, observamos atônitos que  mais da metade de todo o bairro apareceu.  As fortes chuvas do fatídico dia 12 de janeiro de 2011, desfiguraram não só o bairro, mas quase toda a Nova Friburgo. Levando da memória do friburguense  bairros, pontes, casas, vilas, sonhos e muitas vidas.
Um pesadelo que fica na memória do friburguense, como a maior tragédia natural ocorrida desde a fundação do município ocorrida por  um Decreto  Real  assinado por Dom João VI  em  16 de Maio  de  1818.
corrego_dantas_enchentenet1
Em Conquista, próximo a Queijaria Suíça ou Queijaria Escola, na RJ 116 Km 118, um condomínio foi totalmente soterrado causando muita destruição, pânico e mortes.   Com auxílio de retroescavadeiras, homens do Corpo de Bombeiros de Nova Friburgo e voluntários fazem a remoção dos corpos  das vítimas. Uma cena que deixa profundas marcas de tristeza e pesar na história e memória do povo friburguense.
corrego_dantas_enchente5net
Neste galpão em Duas Pedras,  funcionava a  Lokasom de Nova Friburgo, uma das mais conceituadas empresas de sonorização  do Brasil.   A perda é incalculável. Várias mesas de som, mixer, amplificadores, pedestais, carros,  microfones sem fio, caixas acústicas e etc.,  desapareceram  levados pela força das águas. 

Fotos: Osmar de Castro - Nova Friburgo Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário