Esta casa foi a única de dezenas de outras residências que ficou em pé depois de uma total devastação ocorrida no bairro Córrego Dantas. Milhares de toneladas de lama, destroços, entulhos e rochas destruíram tudo no seu caminho. O bairro hoje tem menos de 20% das casas e indústrias que tinha antes da tragédia.
Acima no bairro Córrego Dantas, em Nova Friburgo na RJ 116, a destruição foi vista por todo lado. O carro à direita, parece ter sido retorcido como se fosse de plástico. Um cenário de total destruição nunca visto antes em nossa cidade.
Estas casas no Córrego Dantas, foram umas das poucas que ficaram de pé depois de serem invadidas por mais de dois metros de lama e entulhos levados pelas fortes chuvas e deslizamentos ocorridos por toda Nova Friburgo.
Nesta cena dantesca na Rua Luiz Spinelli, parece ter ocorrido um terremoto. Prédios casas , carros, árvores, ruas e pessoas, simplesmente desapareceram da vida e da história do cidadão friburguense. Estamos de luto por tantas perdas inestimáveis.
Neste trecho em Córrego Dantas, observamos atônitos que mais da metade de todo o bairro apareceu. As fortes chuvas do fatídico dia 12 de janeiro de 2011, desfiguraram não só o bairro, mas quase toda a Nova Friburgo. Levando da memória do friburguense bairros, pontes, casas, vilas, sonhos e muitas vidas.
Um pesadelo que fica na memória do friburguense, como a maior tragédia natural ocorrida desde a fundação do município ocorrida por um Decreto Real assinado por Dom João VI em 16 de Maio de 1818.
Em Conquista, próximo a Queijaria Suíça ou Queijaria Escola, na RJ 116 Km 118, um condomínio foi totalmente soterrado causando muita destruição, pânico e mortes. Com auxílio de retroescavadeiras, homens do Corpo de Bombeiros de Nova Friburgo e voluntários fazem a remoção dos corpos das vítimas. Uma cena que deixa profundas marcas de tristeza e pesar na história e memória do povo friburguense.
Neste galpão em Duas Pedras, funcionava a Lokasom de Nova Friburgo, uma das mais conceituadas empresas de sonorização do Brasil. A perda é incalculável. Várias mesas de som, mixer, amplificadores, pedestais, carros, microfones sem fio, caixas acústicas e etc., desapareceram levados pela força das águas.
Fotos: Osmar de Castro - Nova Friburgo Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário