Na foto acima, restou apenas escombros de casas e sobrados aqui antes existentes. Estes desabamentos causaram mortes e muita dor ao povo friburguense.
Por conta da destruição provocada pelos temporais, as cidades de Teresópolis e Nova Friburgo anunciaram o cancelamento das comemorações no Carnaval deste ano. Além das mortes, que hoje ultrapassam 842 pessoas as principais escolas de samba do município perderam fantasias e parte das alegorias.
Nesta cena de destruição, casas, carros, sobrados e apartamentos simplesmente desapareceram. O “Dia seguinte” dos friburguenses foi a maior catástrofe natural registrada em Nova Friburgo deste a sua fundação em Maio de 1818.
O número de mortos na tragédia não para de subir. De acordo com levantamento divulgado ontem pela Polícia Civil, a Região Serrana já soma 842 mortos. Ao todo já são mais de 500 desaparecidos em seis municípios, segundo o Programa de Identificação de Vítimas (PIV) do Ministério Público. Por toda Nova Friburgo o cenário é de destruição, parece ter ocorrido uma guerra. No Córrego Dantas, dezenas de casas desapareceram, o bairro parece fantasma, tamanha foi a devastação.
No bairro Chácara do Paraiso, dezenas de residências foram destruídas. Vários deslizamentos de terra com queda de postes e árvores impediram o transito de veículos para os bairros de Nova Suíça, Amparo e Chácara do Paraíso.
Neste trecho da RJ 116 que liga Nova Friburgo a Teresópolis, casas e carros foram destruídos pela correnteza, lama, entulhos e rochas vindos das “Duas Pedras”. Um cenário de desolação mortes e dor.
Os carros em destaque parecem ter saído de um triturador, depois de serem atingidos pela força esmagadora dos desabamentos de apartamentos e casas no centro de Nova Friburgo, com vítimas fatais.
A cidade com o maior número de ocorrências continua sendo Nova Friburgo, com 409 mortes, seguida de Teresópolis (341), Petrópolis (67), Sumidouro (21), São José do Vale do Rio Preto (quatro) e Bom Jardim (um). Continuamos de luto.
Fotos: Osmar de Castro - Nova Friburgo Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário