Esta casa com três pavimentos , garagem, e muita área verde virou um monte de destroços depois do deslizamento de barreiras vinda do “Morro do Colégio Anchieta” ou “Morro da Cruz”. Parece ter ocorrido um terremoto em nossa cidade.
Queda de barreiras foram vistas por todos os lados. Acima, o “Casarão do Tingly”, que não sofreu avarias pois as centenas de toneladas de terra, trocos, e destroços passou por sua lateral, livrando um patrimônio de nossa cidade de ser totalmente destruído.
Deslizamentos de terra são um fenômeno geológico que inclui um largo espectro de movimentos do solo, tais como quedas de rochas, falência de encostas em profundidade e fluxos superficiais de detritos. Nova Friburgo depois do fatídico dia 12 de janeiro, ficou desfigurada por tantos deslizamentos ocorridos em um espaço de tempo tão curto
Os morros de Nova Friburgo principalmente os do centro,parecem que foram feridos por enormes garras. Da noite pro dia, várias casas, apartamentos, lojas, clinicas, carros e infelizmente pessoas desapareceram da vida e da história do cidadão friburguense. Estamos profundamente entristecidos com tantas pedras, que até hoje somavam mais de 412 vítimas fatais.
Um profundo pesar nos faz refletir sobre o que estamos fazendo…. Será que passamos dos limites? Até quando continuaremos a desrespeitar a natureza poluindo-a cada vez mais?
Visto do alto percebemos que na Praça do Suspiro aconteceram ao mesmo tempo três deslizamentos de encostas: um em direção ao “Teatro Municipal Ariano Suassuna”, que atingiu os fundos do teatro derrubando uma parede lateral, outro em direção ao prédio do Hotel Schumaker que levou parte de um prédio da Prefeitura Municipal, e o último em direção a “Capela de Santo Antônio” derrubando uma parede lateral e parte do telhado da igrejinha.
Acima percebemos que o prédio da Faculdade de Odontologia de Nova Friburgo, que foi construído pelo Barão de Duas Barras, não foi danificado pela avalanche de lama e destroços que desabaram em direção ao prédio do Colégio Anchieta, atingindo o primeiro andar e invadindo o “Anchietinha” que fica mais baixo, próximo a Rua General Osório.
Colégio Anchieta e as “Duas Pedras” visto do alto da Village, onde observamos o enorme número de deslocamentos de terra ocorridos em nossa cidade. Vários são os pontos de risco que ainda assustam os friburguenses.
Alto do Bairro Village, onde observamos vários locais com deslocamentos de encostas e soterramentos, alguns com vítimas fatais. A cidade ficou amarela de tanta poeira, fica difícil respirar sem máscara.
Hoje o município de Nova Friburgo registrou dez casos confirmados de leptospirose, depois das fortes chuvas que atingiram a cidade no último dia 12 d janeiro de 2011. De acordo com o boletim divulgado nesta segunda-feira (31) pela Divisão de Epidemiologia da Fundação Municipal de Saúde, também há 37 pessoas que apresentaram alguns dos sintomas da doença, mas ainda aguardam confirmação dos exames laboratoriais.
Fotos: Osmar de Castro - Nova Friburgo Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário