Não precisa ser técnico para prever que estas casas no “Alto do Floresta” ou “Morro do Dedé” em Conselheiro Paulino, podem desabar a qualquer momento por estarem escoradas uma na outra.
Na foto acima, vemos que no centro de Nova Friburgo ocorreram vários deslizamentos de terra vindos das montanhas e encostas que circundam a cidade. O Casarão do Tingly foi salvo sendo apenas atingido pela lama e destroços que que foram em sua direção. Ao fundo o “Morro da Fundação” e as “Duas Pedras” rasgados pelos deslizamentos que deixaram Nova Friburgo geograficamente diferente.
Vista aérea do bairro Vilage onde ocorreram vários deslizamentos de terra com vítimas fatais. À direita, e em destaque, o prédio do centenário Colégio Anchieta fundado em 1886 por Padres Jesuítas na Rua General Osório que não sofreu nenhum dano.
Entrada de emergência do Hospital São Lucas em Duas Pedras invadida por toneladas de lama entulhos e rochas, os carros foram retorcidos como se fossem de papel, a cena é assustadora.
Acima observamos este monte de ferro retorcido pelas águas do fatídico dia 11/12 de janeiro de 2011, e perplexos nos perguntamos com certa dúvida que carro é esse? A resposta começa quando olhamos a lanterna e uma roda que são caraterísticas do fusquinha.
Os deslizamentos de terra e enchentes mataram mais de 900 pessoas e deixaram mais de 400 desaparecidas. Cerca de 30 mil sobreviventes ficaram desalojados ou desabrigados. Escolas, ginásios esportivos e igrejas viraram abrigos. Hospitais ficaram cheios de feridos na primeira semana; estando a maioria já recuperada.
Fotos: Osmar de Castro
Nenhum comentário:
Postar um comentário