Nas duas fotos acima, podemos ver o antes e depois da Capela do Sagrado Coração de Maria de São Pedro e São Paulo em Duas Pedras, que foi um dos bairros mais tingidos pelas enchentes em Nova Friburgo. Na primeira foto, a cena é de um dia tranquilo da vila, na seguinte, observamos atônitos o mesmo angulo onde a destruição, terror e muitas mortes aconteceram.
Vista aérea das instalações da Fabrica Haga na Avenida Hans Gaiser no bairro Village em Nova Friburgo após o “Dia Seguinte”.
Acima o antes e abaixo como ficou Nova Friburgo depois de ser totalmente devassada por uma avalanche de lama, trocos, destroços, muita dor e mais de 425 vidas levadas para sempre da lembrança e do cotidiano do friburguense. Estamos de luto por tantas perdas.
Após a fortes chuvas que arrasaram parte de nossa cidade, agora enfrentamos os casos de leptospirose, que segundo a Fundação Municipal de Saúde de Nova Friburgo (FMS) informou nesta quinta-feira (04 de fevereiro de 2011) que há 26 casos de leptospirose confirmados na cidade e outros 86 aguardando confirmação laboratorial. As informações são de um boletim divulgado pela Divisão de Epidemiologia.
Doença
A leptospirose é uma doença infecciosa causada pela bactéria Leptospira, presente na urina do rato. Em situações de enchentes e inundações como ocorrido em Nova Friburgo , a urina dos ratos mistura-se à enxurrada e à lama provocando o risco de contágio. A bactéria penetra no corpo pela pele, principalmente se houver algum ferimento ou arranhão. Os sintomas da doença são febre alta, náuseas, dores musculares e de cabeça.
Acima a porta principal da Capela de Santo Antônio que foi inaugurada em 1884, na Praça do Suspiro, e na foto abaixo, observamos atônitos o mesmo ângulo depois da devastação feita pelas enchentes em nossa cidade nos fatídicos dias 12 e 13 de janeiro de 2011.
Fotos: Osmar de Castro - Nova Friburgo Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário