Me coloque nos seus(FAVORITOS)

Videos

benito-di-paula Infelizmente, muitos friburguenses não sabem, mas não é à toa que o cantor e compositor Benito di Paula é conhecido Brasil afora como O homem da montanha. Claro que o título é referente a um dos seus grandes sucessos, mas a composição tem a ver mesmo com os encantos de Benito por sua terra natal na infância e adolescência: Nova Friburgo, mais precisamente no bairro Perissê. Hoje residindo na capital paulista, Benito di Paula pouco é lembrado por seus conterrâneos na Suíça Brasileira. 
Convicto que essa falta de reconhecimento precisa começar a ser banida, o Grupo de Arte, Movimento e Ação (Gama) dá o primeiro passo para que Benitoseja reverenciado por Nova Friburgo. “Uma cidade que não conhece o seu passado e não luta por um presente atuante está fadada a não ter futuro e a mergulhar na alienação”, defende um dos fundadores do Gama, Júlio Cézar Seabra Cavalcanti, o Jaburu.

Nova Friburgo:tradição musical

A homenagem do Gama e de Nova Friburgo a Benito, o Amigo Charlie Brown, não acontece por acaso. O município tem vocação musical desde seus primórdios. A observação é do integrante do Gama, Giovanni Bizzotto: “Antes mesmo de construir sua primeira igreja, Nova Friburgo criou uma banda de música. A vocação musical desta terra é latente”, diz. E tem razão. Tal vocação se destaca até hoje com a atividade de mais de três mil pessoas envolvidas no município, de alguma forma, com a música, seja nas bandas centenárias Euterpe e Campesina, no curso superior de música da Universidade Candido Mendes, em aulas de música particulares, nas fanfarras das escolas e também na noite.
“Premiar os talentos da terra com o troféu Benito di Paula é um incentivo maior à classe. Esse concurso agrega valores e os próprios artistas”, acredita o presidente do Gama, o também titular da coluna Gastronomia do caderno Light, Chico Figueiredo. O prêmio Benito di Paula aos melhores da música tem ainda o apoio da Secretaria Municipal de Cultura.
Discografia de Benito di Paula
Clique Aqui para baixar Benito di Paula no Seu Celular

Homem Da Montanha

Descupe mais o video não esta no YouTube


Estou na cidade grande
E a saudade é tamanha
Quero ver se volto logo pra serra
Eu sou homem da montanha

Refrão

Estou na cidade grande
E a saudade é tamanha
Quero ver se volto logo pra serra
Eu sou homem da montanha
Eu nasci com a minha sorte
Eu sou filho da alegria
Meu pai se chama José é
Mamãe se chama Maria

Refrão

Meu pai se chama José é
Mamãe se chama Maria
Eu era menino livre
Cheio de sonhos dourados
Filho de festa de Rei eu cresci i
Friburguense coroado

Refrão

Filho de festa de Rei eu cresci i
Friburguense coroado
Hoje eu tenho saudade
Desse trem que me levou
Hoje não existe trem na cidade
Mais existe o meu amor ô ô
Hoje não existe trem na cidade
Mais existe o meu amor ô ô

Refrão

Estou na cidade grande
E a saudade é tamanha
Quero ver se volto logo pra serra
Eu sou homem da montanha

Saiba Mais Sobre o Artista:

Benito di Paula, nascido Uday Veloso  (Nova Friburgo, 28 de novembro de 1941) é um dos melhores pianista, cantor e compositor brasileiro.

Uday Veloso ganhou fama nacional com o pseudônimo de Benito Di Paula.

Nascido em 1941, em Nova Friburgo-RJ, é um dos grandes nomes da canção nacional dos anos 70. Foi crooner de boates do Rio de Janeiro, e depois continuou tocando na noite paulistana. Iniciou carreira pela gravadora Copacabana no início dos anos 70. Seu estilo musical é conhecido como "samba jóia", ao combinar o samba tradicional com piano e arranjos românticos e jazzisticos. Seu primeiro disco "Benito Di Paula" de 1971, foi censurado por trazer a música "Apesar de Você" de Chico Buarque.

Seu segundo LP, "Ela" também não trouxe grande êxito. Mas estourou as paradas com o terceiro, "Um Novo Samba", onde já aparecia na capa com sua longa barba e cabelos, inúmeras correntes, brincos, pulseiras, etc. O grande sucesso desse disco foi a música "Retalhos de Cetim".

Teve inúmeros sucessos ao longo de sua carreira como "Charlie Brown", "Vai Ficar Na Saudade", "Se Não For Amor""Amigo do Sol, Amigo da Lua", "Mulher Brasileira". Chegou nos anos 70, a disputar a venda de LPs juntamente com Roberto Carlos, tendo composto muitas músicas para este.

Comandou o programa "Brasil Som 75" na TV Tupi em 1975. Tem mais de 25 discos gravados, tendo parte importante de sua obra relançada em CD, devido ao sucesso de suas músicas. Chegou a fazer sucesso em nível internacional também, principalmente na América Latina.

Teve parte de sua história contada no livro "Eu Não Sou Cachorro Não" do historiador, jornalista e escritor baiano Paulo César de Araújo.

Após 13 anos sem gravar, Benito di Paula lançou pela EMI Music seu segundo CD e primeiro DVD ao vivo, gravado no Vivo Rio, no Rio de Janeiro, e que traz seus maiores sucessos, como Retalhos de Cetim, Sanfona Branca e Charlie Brown.


http://www.benitodipaula.com.br - Página oficial do artista